Atleta de Taboão da Serra conquista pódio nacional e se classifica para dois campeonatos sul-americanos de judô
A jovem atleta Yasmin Yukare Katsumata, de Taboão da Serra, 14 anos, é um dos grandes destaques do judô paulista e brasileiro. Ela iniciou sua trajetória aos 5 anos de idade nos tatames da prefeitura de Taboão da Serra, sob orientação dos senseis Nelson Onmura, Diogo Ueda e Murilo Santana. A judoca começou o esporte como uma brincadeira e hoje colhe resultados expressivos em nível nacional e internacional.
Em 2022, Yasmin participou de uma seleção no Clube Paineiras do Morumbi, uma das principais equipes do país, e foi aprovada. A partir daí, passou a treinar em alto nível e, no ano seguinte, iniciou sua jornada em competições nacionais, representando o estado de São Paulo em diversas disputas.
O talento e a dedicação do taboanense se confirmaram em outubro de 2025, quando Yasmin conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Judô, garantindo vaga no Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Assunção, no Paraguai, onde defenderá as cores do Brasil.
Além do sucesso no judô federado, Yasmin também brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), representando o Colégio São Lucas, de Taboão da Serra. Na competição, ela teve um desempenho excepcional e sagrou-se campeã escolar brasileira, resultado que também rendeu classificação para o Sul-Americano Escolar, onde competirá representando a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar).
Atualmente um atleta treina com os senseis Carlos Kira Yamazaki, Carlos Honorato, Ricardo Julianetti, Eduardo Katsuhiro Barbosa e Maria Fernanda Sabbo que são reconhecidos nacionalmente.
Com apenas 14 anos e uma trajetória marcada por disciplina, foco e amor pelo esporte, Yasmin é motivo de orgulho para Taboão da Serra e exemplo de como os projetos esportivos municipais podem revelar grandes talentos.
Sandra Pereira